5 dicas de como eliminar ou reduzir o estresse

manumuniz-5dicas-eliminarestresse.jpgmanumuniz-5dicas-eliminarestresse.jpg

Fiz um post no Insta @manumuniz.blog sobre o stress e ansiedade. Sei que 2020 está nos testando de todas as formas possíveis, mas quero compartilhar com vocês algumas ideias  que podem reduzir o stress.

Ter uma rotina saudável, com a prática de atividades físicas, boa alimentação, sono regular podem nos ajudar a encontrar o equilíbrio. Mas se sabemos disso o que de fato nos falta para colocar em prática e realmente eliminar ou reduzir o stress? Convidei alguns amigos para ajudar nesse post e juntos compartilhar formas de ter uma vida mais equilibrada e feliz.

ALIMENTAÇÃO E ROTINA

Além das sugestões abaixo, adaptei na minha rotina não usar o telefone após as 21hs, e não usar o telefone na cama. Isso tem me ajudado a começar a desconectar e relaxar para ter mais qualidade de sono. Levo para a cama meu livro e com isso consegui ler mais, aprender e relaxar. Na verdade sobre o telefone eu fiz várias adaptações: como retirar notificações das redes sociais, reduzir o tempo de uso (não uso nos fins de semana).

Um outro detalhe na minha rotina, é a alimentação. Além de incluir mais água, ter comidinhas leves de noite e mais saudáveis durante o dia tem me proporcionado mais disposição, saúde e qualidade de sono. Depois de um tempo vi o quanto isso é importante e conectado.

#block-yui_3_17_2_1_1604614065013_53463 .sqs-gallery-block-grid .sqs-gallery-design-grid { margin-right: -5px; }#block-yui_3_17_2_1_1604614065013_53463 .sqs-gallery-block-grid .sqs-gallery-design-grid-slide .margin-wrapper { margin-right: 5px; margin-bottom: 5px; }

ATIVIDADE FÍSICA

A prática de atividade física é muito importante para saúde. Mas encontrar o equilíbrio entre se tornar um hábito e quantidade é importante. Durante 2020 precisei readaptar a prática de atividade física e foi no Grupo Projeto de Vida da Silvia Araujo que tem aulas diárias pela plataforma Zoom que vi um progresso (pessoal e de todas as meninas que fazem parte do grupo)

Segundo Silvia Araujo, a prática de atividade física é importante para estimular a liberação de hormônios que transmitem sensações de prazer e bem estar, e de provocar um relaxamento posterior, permitindo alívio nos sintomas de estresse e ansiedade. Além dos fatores fisiológicos, influi em fatores psicológicos como a auto estima, que também atua de forma benéfica para minimizar o estresse. A atividade física feita ao ar livre e em grupo pode ser adicionada como um terceiro fator benéfico, pois o contato com a natureza e a socialização são capazes de estimular os sentidos e a percepção de pertencimento, importantes para a manutenção da saúde mental.

Não é sobre ter horas para praticar atividade física. É sobre priorizar na sua rotina treinos constantes que vão fazer parte e transformar em longo prazo a sua vida.



#block-yui_3_17_2_1_1604614065013_76572 .sqs-gallery-block-grid .sqs-gallery-design-grid { margin-right: -2px; }#block-yui_3_17_2_1_1604614065013_76572 .sqs-gallery-block-grid .sqs-gallery-design-grid-slide .margin-wrapper { margin-right: 2px; margin-bottom: 2px; }

IOGA

Pratico ioga desde 2010. E durante esse tempo percebi uma mudança no meu comportamento, na minha concentração, nos meus movimentos e também no controle da ansiedade e fortalecimento da minha imunidade.

Por isso convidei a Alê Fiori, praticante e professora de ioga, para participar desse post e compartilhar um pouco com vocês sobre os benefícios.

“Num mundo cada vez mais imediatista e conduzido pelas novas tecnologias, é compreensível que tenhamos que enfrentar o estresse e a ansiedade em algum momento. A vida moderna nos tirou a conexão com a natureza, e agora, o que realmente buscamos nessa correria de trabalho e consumo é nós mesmos. É necessária uma dose de tensão para viver, mas como toda dualidade da vida, essa tensão precisa ser balanceada. O yoga ensina que o estresse é o resultado de percepções baseadas em padrões de pensamentos. Somos parte integral da vida e não um indivíduo lutando para preencher necessidades. Quando nos conectamos com essa unidade, a realidade se torna uma aliada e vemos que o Ser que se tornou estressado não é aquele que realmente somos. Na prática do yoga, seja pela respiração consciente, por sentir o seu corpo nas posturas ou pela filosofia, é possível aumentar a conexão corpo-mente, trazendo consciência para o potencial de equilíbrio. Um praticante pode identificar o relacionamento com diversos aspectos de si mesmo, com os outros e com a vida. Uma pergunta que costumo pedir para os alunos fazerem a si mesmos na Yogaterapia é: Quais interações sustentam você positivamente e quais trazem dor e sofrimento? Quais os problemas valem a pena se estressar comparados ao seu objetivo maior? Yoga revela bloqueios psicoemocionais que limitam nossa experiência de vida. Isso pode aparecer também nas posturas: quais são os ásanas mais difíceis para você? Abertura de peito nos diz muito do nosso autoamor ou tolerância com os outros, abertura de quadril nos revela sobre os relacionamentos, entre outros tantos detalhes dessa prática milenar. Portanto, yoga, vai além de exercício físico, é uma filosofia de reconexão com nossa natureza e nosso objetivo maior: o equilíbrio de corpo e mente.”

*Ale Fiori é professora de Yoga Integrativo, Yogaterapia e Vinyasa Flow.




MEDITAÇÃO E RESPIRAÇÃO

Como falei acima, eu pratico ioga a 10 anos. E na ioga trabalhamos além do movimento, a respiração e meditação, mas de uma forma controlada.

Um dia, duas amigas me convidaram para fazer um curso de meditação e respiração. Depois adiando e dando desculpa de falta de tempo e grana, elas resolveram me presentear. Minha primeira reação foi querer sair correndo e que aquilo não me pertencia. Até que pratiquei um exercício de respiração guiada em diferentes níveis de velocidade. Eu realmente concentrei na respiração e relaxei.

O curso foi da Arte de Viver, e quando me mudei, essa mesma amiga me falou que tinha um Centro de Meditação em Manhattan. Assim que me mudei, visitei o centro para. A meditação longa e guiada. E lá, conheci um Brasileiro, que virou um amigo. Frenquentar a Arte de Viver em Nova Iorque, ajudou no meu processo de adaptação como expatriada.

Convidei esse brasileiro, o Léo Lemos que também é instrutor de cursos da Arte de Viver, para contar um pouco do outro lado “O primeiro contato que tive com a meditação foi na @artedeviverbr. Quando meditei pela primeira vez fiquei surpreso como a respiração pode controlar o estado da nossa mente. Uma coisa tão simples que todos podemos acessar, só basta fechar os olhos e nos darmos essa oportunidade. A meditação me ajuda demais a reduzir a minha ansiedade, aumenta meu estado criativo e me traz muito mais produtividade no meu trabalho, como Designer.”

A Arte de Viver, fará um desafio gratuito de 21 dias de Meditação Guiada, pelo seu fundador Siri Siri Shankar,do dia 09 ao dia 29 de novembro. Para participar acesse o link aqui

#block-yui_3_17_2_1_1604614065013_108708 .sqs-gallery-block-grid .sqs-gallery-design-grid { margin-right: -2px; }#block-yui_3_17_2_1_1604614065013_108708 .sqs-gallery-block-grid .sqs-gallery-design-grid-slide .margin-wrapper { margin-right: 2px; margin-bottom: 2px; }


Como já falei, esses últimos meses foram intensos. Mesmo praticando atividade física e yoga regularmente, pra ajudar extravasar, passei por um stress muito grande. Era uma coisa atrás da outra.


Estava além do meu limite. Fiquei meses sem dormir, insônia braba. Sou muito resistente em tomar medicamentos para acalmar. 

Pesquisando, encontrei um aparelho q não tem medicação, que pode ser usado à qualquer momento. Você só respira pelo nariz (um cheirinho delícia de Lavanda), exala pela boca por três minutos ou por quanto tempo precisa. 

O nome é @mycalmigo e tenho usado várias vezes durante o dia, antes de dormir e tenho sentido uma melhora! Alguém aí conhece ou já usou? 

Calmigo envolve 3 partes: Regulação da Respiração + Aromas Relaxantes + Estimulação Multi-sensorial.

Calmigo adapta-se ao seu próprio padrão de respiração e, por ser totalmente natural, pode ser utilizado tanto por adultos como por crianças. O Calmigo cabe na sua bolsa ou mesmo no bolso e pode ser usado a qualquer hora e em qualquer lugar.

Mais informação no site: calmingo.com

#block-yui_3_17_2_1_1604614065013_242401 .sqs-gallery-block-grid .sqs-gallery-design-grid { margin-right: -6px; }#block-yui_3_17_2_1_1604614065013_242401 .sqs-gallery-block-grid .sqs-gallery-design-grid-slide .margin-wrapper { margin-right: 6px; margin-bottom: 6px; }



Espero que essas 5 dicas de como reduzir o estresse a ansiedade tenham ajudado você!

Um beijo e até o próximo post.


Para você:

Produtinhos da Amazon, aqui!

Desconto de US$55,00 dólares (R$220,00) na primeira reserva no Airbnb, aqui

Hospedagem no Brooklyn, NY, aqui!

Booking.com – 10% de desconto na sua hospedagem com o link, aqui

Previous
Previous

Outono em Nova Iorque: Dicas de Roupas e Metrô para usar em Outubro e Novembro

Next
Next

Eleições 2020 - Primeira vez votando nos EUA