Como ser saudável viajando

Antes de me mudar para os Estados Unidos e ter a minha rotina de viagens, conseguia praticar atividade física de 4 a 7 dias por semana. Eu sei que parece loucura para alguns, mas isso me fazia bem! Ioga, academia com aulas coletivas, como localizada, gap, fitball, o crossfit... sem contar que como morava no Rio, a cidade respira esportes e estava sempre em movimento, seja em uma caminhada pela orla, ou lagoa, ou mesmo, um passeio de bike. 

Mas, quando mudei para os Estados Unidos, a minha rotina mudou radicalmente! Passei de uma pessoa ativa, para ser uma pessoa sedentária. Meu corpo começou a mudar e a minha saúde sentiu a diferença. Comecei a sentir dor de tudo e não ter fôlego.

Durante uma viagem, apesar de andar muito para conhecer os lugares, sempre tem a parte de descobrir a gastronomia, e os vinhos e cervejarias e... e aí minha gente, que as roupas começaram apertar. Então, precisei me reconectar com a antiga "Manu ativa”. Voltei a ter uma rotina mais saudável, incluindo a atividade física, e ponderando nas refeições durante as minhas viagens! Com isso, ganho mais disposição e saúde!


Planejando a Viagem:

Quando planejo uma vigem, verifico quais são as atrações do local e que tipo de passeio me interesso mais. Começo a planejar se terei caminhadas em parques, ou mesmo, nas grandes metrópoles. Assim, consigo montar uma mala e já colocar minhas roupas de academia (geralmente levo o tênis, 3 pares de meia, 2 tops, uma calça ou short (ou outra calça), roupas confortáveis. Mas claro que os looks bonitinhos também vão na mala!

Sempre verifico se o hotel que vou me hospedar tem academia própria, ou se tem a minha academia por perto*, mas se não tiver eu faço exercícios no quarto mesmo!

Exercícios

Como não tenho personal, não pego muito pesado e só faço os exercícios que tenho confiança em estar fazendo correto. Além disso, conto com alguns Apps que me ajudam a sempre ficar em movimento! (ou falar mais sobre os apps abaixo).

Divido em duas partes as atividades: aeróbico e para tonificar. No caso da academia, verifico os equipamentos e monto a minha mini série, seguindo o meu objetivo e a lista de exercícios que tenho. No tempo que estava no Rio, fiz uma consultoria com a Silvia Araujo Costa que me passou alguns exercícios que podem contribuir para os meus objetivos, além de mostrar uma variedade de exercícios sem ser os da máquina da academia!

 

Comidas e bebidas

Se tem uma coisa que eu gosto é viajar. Agora, COMER meu amor... isso é -A.M.O.R- !!

Eu amo comer, comer toda hora, provar comidas que são cheirosas, bonitas e fresquinhas. Tento equilibrar e não passar vontade de nada, mas é claro que às vezes eu extrapolo um pouco, então eu tento fazer um mini planejamento e o mais importante: tento seguir!

  • Tomo café da manhã, ainda mais em hotéis que tem tudo tão fresquinho e gostoso. Foco nas frutas e sucos. (E sempre arrumo um jeitinho de sair com uma maçã, banana ou um mini sandubinha, -SIM, SOU DESSAS-).

  • Sempre tenho uma garrafinha de água comigo. Bebo água o tempo todo.

  • Tento ter comigo algum punhado de frutas secas: amêndoas, damasco, cranberry.

  • Só me alimento quando tenho fome.

  • Me permito comer e experimentar. Mas se é algo que não gostei eu não insisto.

  • Balanço: se comi muito no almoço, como leve no jantar.

    E assim vou tentando controlar.


APPS

Alguns Aplicativos que auxiliam o monitoramento dos meus movimentos, a motivar e praticar atividade física. Eles estão sempre no meu telefone e é só colocar o meu fone de ouvido, que fico conectada:

  • Nike Training : é um aplicativo gratuito da Nike com vários exercícios. Há 5 categorias de objetivos, e os treinos são com equipamentos ou só com o movimento do se corpo. É gratuito e está dispon'vel para Android e Apple.

  • Nike+Run: é o antigo nike run que consegue monitorar a sua distância, velocidade e duração da corrida.

  • BTFit: é o aplicativo da rede de academia Bodytech, e eu amo! Tem a versão gratuita e a paga. Na gratuita você tem direito a uma aula coletiva que pode ser de Abdominal, 20 minutos workout, Cardio Dance ou Mat Pilates. Há a versão paga que é mais completa com monitoramento do seu progresso. Eu amo!

  • Fitbit: Na verdade esse é um relógio que associado com o App, consegue fazer o monitoramento de todo o seu dia. Desde o número de passos que você deu, a quantidade de água e tipo de comida, quantas calorias foram eliminadas. Além disso, monitora a qualidade do seu sono.

  • Asana Rebel: é um aplicativo de Yoga, que estou testando agora. é um aplicativo pago, custa $58.99 dinheiros de dólar pela inscrição anual. Eu estou gostando até agora. Tem diferentes tipos de Yoga e de movimentos e tem me ajudado bastante.

Espero que tenham gostado desse post e que possamos ser mais saudáveis daqui por diante com essas dias! Lavamos nós!

Beijos, Manu =)

 

* A minha academia é a Planet Fitness, no estilo da SmartFit no Brasil, ela tem equipamentos de musculação e presença em quase todo o País. Posso malhar nas outras unidades e ainda levar um acompanhante. O valor é 10$ para um local ou 20$ para o pacote nacional com direito à um acompanhante, e não precisa pagar matrícula. Ou seja, não tem desculpa para não malhar.


Fizeram parte desse post.:

Silvia Medeiros Sampaio de Araujo Costa, Professora de Educação Física 32967G/RJ

Fotos: Felipe Lannes


Para a sua viagem:

Produtinhos da Amazon, aqui!

Seguro Viagem: 20% OFF com o código "MANU20”

Desconto de US$40,00 dólares (R$120,00) na sua primeira reserva no Airbnb, aqui

Hospedagem no Brooklyn, NY, aqui!

Booking.com – 10% de desconto na sua hospedagem com o link, aqui


Previous
Previous

Wynwood: O que fazer no Distrito de Arte em Miami

Next
Next

Necessaire de Viagem: de potão para potinho