Como é a entrevista do Green Card

Como é a entrevista para o Green CardComo é a entrevista para o Green Card

Como é a entrevista para o Green Card

Estou aqui para falar como é a (primeira) entrevista do Green Card. Esse é o terceiro post da série que estou fazendo sobre o processo de imigração nos Estados Unidos. Para entender melhor, leia os posts anteriores: 

Diferença entre Green Card e Cidadania.

Caso prefira, também tem um vídeo sobre cada tema e você pode assistir direto no canal, clicando aqui.

Após a aplicação do Green Card, e preencher todos os formulários, segui o meu processo. Recebi uma carta informando para recolher as digitais e fotografar (isso é um padrão).

Todo o meu processo foi feito pelo estado de Delaware, e como aqui não tem um escritório de imigração da USCIS , recebi a opção de continuar o processo de imigração do Green Card no estado de Maryland ou na Pensilvânia (na cidade da Filadélfia). Por uma questão de logística, escolhemos a Pensilvania, porque a Filadélfia fica apenas 2h de carro da cidade que estamos.

O tempo do processo, varia de acordo com a localização da aplicação e também que tipo de aplicação você faz.



Antes da Entrevista do Green Card

Antes da entrevista do Green Card, separei os documentos adicionais que consegui entre a aplicação e a data atual, incluindo fotos. Mas também cometi um erro.

Um pouco antes da entrevista, cometi o erro de procurar exemplos e como eram as entrevistas para o Green Card, isso me deixou mais ansiosa e com medo. O sentimento de pânico tomou conta de mim porque eu não conseguia lembrar o nome da avó dele ou da escola que ele estudava.

Apesar dessas perguntas não terem sido feitas para mim (mas foram feitas para outras pessoas que fizeram a entrevista do Green Card), a minha entrevista foi longa, cheia de emoção e pegadinhas.

O que quero alertar é que a sua entrevista vai depender muito do entrevistador, de quem vai conduzir.




A Entrevista do Green Card

Se eu não me engano, fui a primeira a ser entrevistada, às 08:08 da manhã. O prédio é oficial e para entrar, passamos por um processo parecido com o de aeroporto. Depois, você é encaminhado à uma recepção e encaminhado para uma sala de espera.

A entrevista pode ser feita com o casal junto ou separado. No meu caso, foi junto (até um certo ponto, abaixo eu explico melhor).

A entrevistadora abriu uma porta e me chamou, mas meu nome não estava registrado. Expliquei melhor no vídeo do canal o que aconteceu. Ela nos chamou e passamos por uma porta, atravessamos um corredor até a sala de entrevista do green card. 

Ao entrar, ainda de pé, fizemos o juramento e depois nos sentamos, conforme a orientação. Era uma sala de escritório normal, com mesa, computador, prateleiras e até algumas plantinhas.  




Como é a entrevista do Green Card

A Oficial pegou uma pasta com todos os documentos que enviamos e começou a passar pelos formulários, fazendo perguntas iniciais para confirmar o meu nome, endereço, data de nascimento, data do casamento, nome completo do marido e aniversário dele.

Após, respondi as questões padrões sobre crime, armas, e ela começou a ver documentos. Eu só respondia e entregava o que ela solicitava. Até que um momento ela observou que a minha certidão de nascimento original estava diferente da cópia enviada. Ela fechou a pasta e falou que poderíamos fazer a atualização dos documentos e voltar em 6 meses, quando uma nova entrevista do green card fosse agendada. 😩

Explicando o que aconteceu: quando estava preenchendo os formulários aqui nos Estados Unidos, eu pedi ao meu pai, que estava no Brasil, para escanear e enviar uma cópia para anexar o processo de imigração do primeiro Green Card. Mas, quando ele me enviou o documento original pelo correio (porque na entrevista você precisa levar o original de todos os documentos), enviou um segundo documento. Isso era nítido porque o carimbo do cartório estava em diferente posição do papel. Consegui reverter a situação com a ajuda do Ryan e ela aceitou.

Quando chegou no momento de provar o endereço de residência ela solicitou mais documentos, pois segundo a Oficial da USCIS não havia documentos suficiente. Como falei no post anterior, não tinha crédito nos EUA e não tive tempo entre fazer o Social Security e solicitar contas no meu nome. Até que o meu marido lembrou do documento do carro e seguro do carro, que estavam no carro, no estacionamento a frente do prédio da entrevista.

Nesse momento, a entrevistadora fechou o fichário com o processo e falou para voltarmos meses depois. Ryan e eu insistimos até convencer ela, para ele ir ao carro pegar o documento. Ele saiu correndo, e eu fiquei sozinha com ela!



Entrevista do Green Card Separada

Quando realizei que estava sozinha, fiquei com medo mas e de certa forma, consegui me conectar com ela, falando para ela me pedir para repetir caso não me entendesse e perguntei se seria possível pedir para ela repetir. Ficamos conversando sempre com perguntas relacionadas ao nosso relacionamento e rotina. Ela repetia todas as perguntas de formas diferentes para ver se a resposta mudaria.



Quando o Ryan voltou ela refez todas as perguntas da mesma forma, foi confirmando tudo -TUDO- o que falamos juntas.

Depois, ela passou os álbuns de fotos, pegou algumas fotos (principalmente as que estava sem óculos ou chapéu). Ela aprovou o Green card e saímos do prédio comemorando! A entrevista durou aproximadamente 2hs, foi longa, muito desgastante mas, conseguimos!



O cartão chegou na minha casa uma semana depois, junto com uma carta falando sobre a aprovação e com orientações sobre como conservar e como aplicar para a renovação do Green Card.

O próximo post será sobre a renovação do Green Card, e esse eu posso dozer que foi uma novela!

Até o próximo post!

#block-yui_3_17_2_1_1602370570006_86886 .sqs-gallery-block-grid .sqs-gallery-design-grid { margin-right: -0px; }#block-yui_3_17_2_1_1602370570006_86886 .sqs-gallery-block-grid .sqs-gallery-design-grid-slide .margin-wrapper { margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; }




Para você:

Produtinhos da Amazon, aqui!

Desconto de US$55,00 dólares (R$220,00) na primeira reserva no Airbnb, aqui

Hospedagem no Brooklyn, NY, aqui!

Booking.com – 10% de desconto na sua hospedagem com o link, aqui


Previous
Previous

Como renovar o Green Card (condicional)

Next
Next

Como arrumar mala de viagem para o verão