10 Dicas para uma mala inteligente e viajar leve

Sempre que viajei, a mala era um detalhe de peso na minha viagem. Nunca sabia ao certo o quanto levar e o que levar. E o resultado: ou tinha muita coisa e não usava tudo ou tinha de menos e passava perrengue!

10 Dicas para uma mala inteligente e viajar leve

Quando postei no Insta que consegui viajar com uma mala de mão por 10 dias na California, choveu pedido para compartilhar e dar dicas de como consegui viajar mais leve. 

Com isso, eu sempre pedia ajuda para a minha tia ou a minha amiga, que além de arrumar a mala sempre falava que estava levando itens desnecessários. Mas isso mudou quando vim morar nos Estados Unidos, e tive que me virar sozinha e aprender fazer mala!

 

Consegui!  o/ o/ Já tem um tempo que tenho conseguido viajar com a minha mala de mão, e agora eu vou dividir com vocês!

Diferentes destinos pedem diferentes estilos de mala. Mas mesmo assim, é possível viajar leve até no inverno! É claro que viagens curtinhas e no verão, tudo fica fácil, mas vamos lá!:

 

Dica 1: Faça o roteiro da viagem

É importante saber para onde vai e o que vai fazer. Se o destino será praia, montanhas, casa da avó. Além disso, planejando suas atividades é possível ter uma ideia de que estilo de mala você vai montar.

Por exemplo: Passeio no museu pede uma sapatilha com short e blusa; Um dia na praia, você precisa de um biquini e uma saída de praia, além do boné; Caminhada na montanha, tênis e calsa de ginástica.

 

Dica 2: Monitore o tempo/clima

Hoje em dia há muitos aplicativos que auxiliam no monitoramento do tempo e isso é muito bom, porque permite planejar melhor a mala. Eu uso o aplicativo The Weather Channel, que é gratuito e funciona no Android ou iOS, e também é em português. O mais bacana é a possibilidade de  monitorar com a antecedência de 15 dias, além disso, você visualiza a previsão por hora! Você pode salvar também múltiplos destinos e ficar monitorando diariamente.

 

Dica 3: Looks leves

Roupas que não precisam de ferro, são as melhores pois você dobra e não precisa passar. Se o local que você está indo não tiver ferro de passar roupa, você terá que levar. E isso significa mais um item para ocupar espaço na sua mala. E o melhor, com roupas leves basta pendurar as roupas no cabide para tirar as marcas e tudo se ajeita!


Dica Bônus:
- se mesmo deixando no cabide por um tempo ainda ficar com marquinhas, pendure no banheiro com um cabide enquanto você toma seu banho. O vapor da água ajuda tirar as marcas!

- Abaixo dicas de como desamarrotar roupas em viagens:

 Dica 4 : Pense nos looks

Separe, fotografe e vista os looks da viagem. Dessa forma você já vai pensando nos locais que vai visitar e nos melhores looks. Sem contar que quando você prova as roupas, verifica se ainda estão com bom caimento ou se tem algum defeito, como por exemplo, faltando um botão. E você não precisa levar um item com problema, que afinal, acaba não sendo usando.

Dica Bônus!! Se vc gosta de manter a o seu Instagram com a mesma paleta de cores, escolha roupas no mesmo tom. Isso já vai ajudar manter seu perfil com as mesmas cores!!

 

Dica 5: Menos é Mais

Menos coisas na mala significa mais espaço na mala! Você não vai precisar daquela máscara de hidratação que está no seu banheiro 3 meses. Ou você não precisa de 5 bolsas, uma para cada dia. Quando estamos saindo de viagem a mala vai arrumada e sempre tem um espacinho. Na volta, é outra coisa: roupas emboladas, lembrancinhas, compras…

 

Dica 6: Pares de sapato

Leve de 3 a 4 pares de sapatos. Claro que depende do tipo de viagem que você vai fazer, mas no geral, você pode levar: tênis, uma rasteirinha, sapatilha ou salto e chinelo!

Dica Bônus!! Não leve sapatos novos que podem causar bolhas nos seus pés. E sempre leve um chinelo de burracha que possa molhar.

 

Dica 7: Looks neutros

Escolha cores neutras que vc possa repetir. A blusa de um dia com a saia, pode ser usada com o short. Um acessório como um colar e lenço ajudam a mudar o look.

10 dicas para uma mala inteligente e viajar leve

 

Dica 8: Acessórios

Acessórios são coringas para mudar o look. Mas não caia na tentaçao de levar todas as bijuterias, bolsas, sintos e lenços. Pense nos looks e pegue alguns itens. Mas mesmo pequenos, pesam e ocupam espaço na sua mala.

 

Dica 9: Produtos pequenos

Esquece levar o potão de shampoo ou condicionador, muito menos os hidratantes. Invista em recipientes pequenos, embalagens de viagens. Você pode conseguir com amostras, ou em alguma embalagem promocional. Vale também aqueles potinhos do hotel que eu sei que você pegou! (Pá: tô brincando).

Dê preferência a potes com bocas largas que você pode usar como refill. Para alguns destinos você pode viajar com até 100ml na bagagem de mão. E se acabar, sem neura! Vc pode usar os produtos do hotel ou comprar na farmácia.

 

Dica 10: Pijamas e Lingerie

Pijamas ou camisolas leves não ocupam espaço. Mas já os sutiãs, principalemnte os de bojo ocupam espaço. Não precisa levar um para cada dia, pense nos seus looks e o que vai cair melhor com as roupas.

 

Clique aqui para baixar o PDF com a lista das 10 dicas !

 

Seja simples !! Você está indo viajar! Seja para um destino novo ou usado* tem sempre um gostinho bom! Seu foco é curtir e aproveitar cada momento, então se joga. Pense se realmente precisa de cada peça que vai entrar na mala. Pensa se você vai usar. Do contrario será apenas mais um peso para você.

 

Espero que tenha gostado desse artigo!

Um beijo, bye bye!


Manu Muniz

Oi! Aprendi a rever minha forma de consumo e viajar com a carryon! Aqui no blog, compartilho experiências e dicas de viagens, além de inspirar viajantes a montar uma mala prática e leve. Quando não estou viajando, recebo viajantes na Casa Delaware.

http://www.manunomundo.com
Previous
Previous

Desodorante sem alumínio: a verdade após 2 anos de uso

Next
Next

Porque Viajar Sozinha