Como é na Imigração americana

Foto: Felipe Lannes

Como é chegar de avião no aeroporto americano e passar pela imigração nos Estados Unidos? Essa é uma pergunta frequente.

Não tem muito segredo e receita. Talvez você com fluência no idioma inglês pode ter mais facilidade na comunicação. Depois que o avião pousa nos Estados Unidos, você é encaminhado para o processo de imigração, você precisa apresentar o passaporte, o visto, colocar as digitais, tirar uma foto e confirmar algumas informações como, período e local de permanência. Alguns aeroportos estão substituindo uma ficha de ADUANA preenchida no avião. Esse processo não acontece em todos os aeroportos, apenas em alguns, em sua maioria internacionais, e caso você tenha uma escala dentro do solo americano antes do seu destino final, possivelmente a imigração acontece na primeira parada.

Uma dica é você deixar impresso ou anotado em um papel, o endereço da sua permanência e um telefone e nome de contato para referência. Isso porque hoje colocamos tudo no celular, e pode acontecer da bateria acabar. Sem contar que uma caderneta de anotações de viagem é sempre bom.

Como foi a minha experiência

Das 3 vezes que viajei sozinha para os EUA antes de casar, foram três agentes de imigrações diferentes, com perguntas e posturas diferentes. Mas como eu estava de férias, com bom humor, e sem preocupação, fui com o coração aberto e não tive problema nenhum.

As 3 vezes foram diferentes: a primeira vez passando pela imigração no aeroporto foi pousando em Miami a agente me perguntou tudo, muita coisa e fui ficando nervosa porque não entendia o inglês dela. Mas basicamente ela queria saber porque eu parei em Miami, depois ia para Philadelphia, se o meu destino final era NY. Até ela entender que foi o ticket mais barato, de uma promoção demorou um pouco, mas depois foi tudo bem.

Da segunda vez passando pelo processo de imigração estava na Califórnia e o agente perguntou se eu estava de mudança, porque minhas malas eram grandes (estava com uma mala de rodinhas e outra tipo saco + uma mala de mão e minha mochila, antes de viajar prática). Expliquei que estava indo para uma road trip pela California, até Lake Tahoe (para ver neve pela primeira vez) e ia terminar em Vegas, gastando todo aquele meu inglês que não tinha. Então ele falou: "lugares diferentes para roupas diferentes, vocês mulheres tem roupa para todos os momentos". E foi exatamente isso!

Na terceira vez, eu queria ficar aqui mais tempo, e não somente meus 17 ou 20 dias anteriores de férias. Eu queria ficar para fazer um curso de inglês e ficar realmente mais fluente na língua, mas como o meu primeiro destino era o Havaí, e eu estava com um chapéu de palha em Los Angeles, passando pela imigração, a pergunta foi: "- Você está de mudança? Tem rede social?" Respondi com olho arregalado: "- Tenho Face e Insta…" E ele completou sorrindo:

"- Então não deixe de postar fotos lindas desse paraíso, aproveite o sol e use protetor solar e esse chapéu".

Fique calma(o) também, se vc sabe inglês é só perguntar e pedir por ajuda. As pessoas aqui são acessíveis e dispostas a ajudar sempre. Sua viagem vai ser linda!

Depois de Casada

Confesso que fiquei com tanto nervoso, porque ouvia histórias e histórias. Voltei para o Brasil para organizar o casamento lá e de lá fui encontrar com o Ryan na Alemanha. Quando retornamos para os Estados Unidos, estávamos juntos e eles perguntaram o motivo da nossa viagem, entreguei o meu cartão green card e carimbou o meu passaporte e desejou “- Sejam bem vindos!”

Depois que casei no Brasil, troquei minha passagem para ficar mais alguns dias com meus pais 😜🙌 Sempre que posso troco a passagem, esse é um dos benefícios de comprar por milhas (posso falar mais sobre esse assunto em um próximo post). Fiquei um pouco ansiosa com a entrada no país sozinha, mas foi tudo tranquilo. Mesmas perguntas da vez anterior, e só perguntaram se estava viajando sozinha, e comentei que tinha trocado a passagem e esticado um pouco mais a minha estadia.

Já viajei algumas vezes, com e sem o marido e a entrada sempre foi tranquila. A diferença é que com o cartão o processo é um pouco mais rápido pois o processo é automatizado. Com o cartão vencido, preciso entrar na fila de imigração, apresentar alguns papeis… mas não é nada de mais.

Só teve uma vez que tive uma "situação” e foi no Canadá voltando do meu curso de veleiro, mas como compartilhei no Instagram. Foi pontual, estava cansada da viagem longa, não conseguia entender o inglês da agente e ela foi um pouco dura. Mantive a calma, respondia tudo o que ela pedia. Ela perguntava pelo meu marido e eu falava que ele já tinha passado.

Explicando melhor: o nosso voo teve vários atrasos e com isso perdemos a nossa conexão. Fizemos um trabalho em equipe, enquanto eu fiquei na fila da imigração meu marido foi trocar as passagens para o próximo voo no stand da cia aérea porque o aplicativo não estava funcionando. Quando ele voltou, não deixaram ele entrar na fila. Se voltássemos pro final da fila perderíamos o segundo voo. Então permaneci ali, ele me entregou as novas passagens e ele foi pela entrada do cidadão americano.

Então,  a agente começou a fazer perguntas, pedir para que eu soletrasse tudo, confirmando meu endereço, meu telefone, do meu marido… eu tentando permanecer calma, e quanto mais tempo passava mais nervosa, menos eu entendia o inglês dela. Por fim, ela cansou de mim, me liberou. Quando passei de uma porta e vi o marido, nem preciso dizer né: Desabei! Ele já estava preocupado também, porque estava demorando muito. Mas foi tudo bem, foi pontual e vida que segue!

Já viajei sozinha outras vezes depois do ocorrido e não aconteceu mais nada. Tudo normal e natural. Só compartilhei a minha situação aqui porque estou falante hoje! 😂😂

Espero que sua viagem seja incrível e que você tenha várias memórias boas!
Me conta depois como foi a sua experiência!
Beijos!


Manu Muniz

Oi! Aprendi a rever minha forma de consumo e viajar com a carryon! Aqui no blog, compartilho experiências e dicas de viagens, além de inspirar viajantes a montar uma mala prática e leve. Quando não estou viajando, recebo viajantes na Casa Delaware.

http://www.manunomundo.com
Previous
Previous

Campo de Lavanda em Nova Iorque!

Next
Next

Como sair do aero em NYC: Taxi, Uber ou motorista