Paraty, o charme da Costa Verde

A parte do litoral sul do Rio de Janeiro, é conhecida como Costa Verde. Isso porque a água do mar tem o tom de verde esmeralda em alguns pontos e também por conta da grande extensão de Mata Atlântica  na região e guarda muitas cidades lindas, como Paraty!


Paraty é uma cidade pequena, cheia de história, com uma arquitetura linda, cozinha deliciosa.

 Charme pelas ruas de Paraty

Charme pelas ruas de Paraty

 

Atrações:

Apesar de ser uma cidade praiana, se engana quem pensa que a cidade para para no inverno. Paraty tem muitos festivais ao longo do ano e isso sempre atrai turistas! É claro que se você visitar fora das grandes temporadas (ano novo, carnaval), você terá mais facilidade em encontrar vagas e bons preços para a hospedagem e disponibilidade em restaurantes.

 Barcos para alugar e fazer o passeio pelas ilhas, ficam em frente à Igrejinha

Barcos para alugar e fazer o passeio pelas ilhas, ficam em frente à Igrejinha

Passeios de barco pelas ilhas, museus, alambiques e muita história!

Não deixe de tirar a tradicional foto na Igrejinha de Paraty! (que está na foto de Capa)

 

Passear pelas ruas charmosas de Paraty e sentindo a atmosfera encantadora da cidade desde o pavimento das ruas até as construções no estilo colonial. A preservação da arquitetura é um dois cuidados da prefeitura local.

 

Restaurantes:

Os restaurantes oferecem diversidade tanto na diversidade de pratos como de preços! É, sem sombra de dúvidas fiel ao ditado “tem para todo mundo e para todos os gostos.” Muitos estrangeiros se apaixonam pela cidade e fixam residência na região, por isso, tanta diversidade de comidas nessa cidade litorânea do Rio.

Nossa visita foi no início de janeiro, no meio do verão com a cidade cheia. De tarde caiu uma chuva forte e para esperar o temporal passar entramos no bar  Restaurante do Hiltinho e pedimos um pastel com uma cervejinha bem gelada.

IMG_8318.JPG

 

De noite para o jantar fomos ao Bartholomeu. A escolha foi difícil porque Paraty oferece muitas opções. Mas optamos por este por ter musica ao vivo de piano e também por recomendação. Sentamos na parte externa e tomamos caipirinha, eu pedi de Maracujá e o marido a tradicional. Os pratos, muito farto e gostoso: moqueca e carne nanana. (Levamos quentinha para casa!)

 Mesmo de noite, a iluminação dá um charme à Paraty

Mesmo de noite, a iluminação dá um charme à Paraty

 

O Café da Manhã foi em uma cafeteria muito charmosa chamada Manuê ❤️ um ambiente delicioso para vc sentir e ter desde pão na chapa com chocolate até omelete com um suco! Vale a visita, não só para o café da manhã, mas para outras refeições também!

 

Acomodações:

Pousadas grandes e charmosas, pousadinhas simples mas aconchegantes, hostel, Airbnb. Opções não faltam!

Dessa vez eu fiz um teste e fiquei hospedada em um quarto do Airbnb, na casa de um argentino que mora na cidade aproximadamente 8 anos. Ele nos deu dicas que fizeram nossa viagem ser mais saborosa e prazeirosa!

 

Compras:

Eu coleciono imãs das cidades que visito, então adiquirimos uma bem tradicionalmente Paraty, com a imagem da Igrejinha. O artesanato local é de muita variedade, com produtos bonitos e de qualidade! Eu me arrependo de não ter comprado uma bolsa de palha e também

Itens de madeira, como uma pá para pastinha e colher de mel.

 Produtos feitos pelos atrações locais, na verdade índios

Produtos feitos pelos atrações locais, na verdade índios

 Lojinha na cidade, há muitas espalhadas pelas ruas

Lojinha na cidade, há muitas espalhadas pelas ruas

Essas foram os meus momentos! Foi rápido mas muito querido! Quero voltar mais vezes sim!

 

Dicas para garantir uma viagem perfeita:

  • mulheres: não levem salto alto. As ruas de Paraty são com pedras. A pavimentação no estilo pé-de-moleque faz parte da preservação histórica. Invista em tênis, rasteirinhas e chinelos.
  • Repelente e protetor: garanta na sua bolsa
  • De uma volta de noite, artistas de rua fazem apresentação na rua e tem música ao vivo para embelezar mais ainda a cidade
  • Roupas leves e confortáveis.

 

Espero que tenham gostado desse post! Não visitava Paraty por muito tempo e planejei para levar meu marido que adorou!

Um beijo e até o próximo post!

 Casa de cachaça e pimentas: você pode entrar e fazer degustação 

Casa de cachaça e pimentas: você pode entrar e fazer degustação 

        

 

Esse post faz parte do Post Coletivo sobre locais com praias no Brasil. Clique no link abaixo para ler os outros posts da Janela Azul sobre Morro de São Paulo, BA   e Aninha por aí sobre Balneário Camboriú.