Sede da ONU em NY, saiba tudo sobre o tour guiado!

Oi Gente!

Vim aqui para compartilhar com vocês a minha experiência do dia que visitei a Sede da ONU! =) 

A primeira vez que vim para NYC em 2014, já tinha pensado em visitar à sede da ONU (Organização das Nações Unidas), mas por falta de planejamento, não consegui fazer o tour! Ou seja: é preciso fazer a reserva com antecedência!

Fui à Sede da ONU com a minha turma de aula de inglês do Baruch Collage, em uma sexta-feira, pois é o dia do tour guiado com um funcionário da ONU. Os valores em dinheiro de dólar: Adultos $22,00; Estudantes acima de 13 anos $15,00; Idoso (60 anos ou +) $15,00; Crianças (05-13) $13,00. Crianças menores de 5 anos são permitidas na Sede da ONU, porém não podem acompanhar o tour.

manunomundo_sededaonu_entrada.jpg

 

 Ao entrar, é preciso que você mostre a sua identidade e o ticket/ingresso de entrada. Depois disso, é preciso passar por um processo bem parecido com o aeroporto, ou seja com raio-X. Por conta desses processos é sugerido chegar à sede da ONU em Nova Iorque com 1 hora de antecedência. O tour é em inglês, mas é possível agendar em português com antecedência no site (tem o link abaixo). 

A experiência já começa no pátio da entrada com esculturas e uma linda vista do Rio Hudson (East Side Manhattan). 

manunomundo_sededaonu_bandeiras.jpg
manunomundo_sededaonu_presentedaitalia.jpg
 Arma não está com nada, não é mesmo? Nem a amiga que tirou a foto e deu uma leve cortada nos pés hahaha

Arma não está com nada, não é mesmo? Nem a amiga que tirou a foto e deu uma leve cortada nos pés hahaha

manunomundo_sededaonu_monumento.jpg
manunomundo_sededaonu_riohudson.jpg

A ONU foi criada após a II Guerra Mundial, 1945 com 51 países. O objetivo era manter a paz e a segurança internacional, criar relações entre as nações e promover evolução social dos padrões de vida e direitos humanos. Hoje conta com 193 países (!!!), no comitê e têm o direito de votar sobre questões de interesse global. Os membros permanentes são França, Rússia, China, Reino Unido e claro, Estados Unidos. No site consta que a Sede da ONU, recebe aproximadamente 1 milhão de visitantes do mundo todo! 

Quando entramos no prédio você já vê pessoas do mundo todo, e antes de iniciar o tour, é possível ver as exposições que estão nessa parte. São exposições de fotografia, arte, tudo relacionado com os direitos humanos, da mulher, das crianças...

mnunomundo_sededaonu_dentro.jpg


Como é o Tour?

manunomundo_sededaonu_dentro1.ipg

O tour dura aproximadamente uma hora. O meu guia foi um espanhol, que explicou alguns detalhes da arquitetura, das salas de conferências e o funcionamento do local. Dependendo do agendamento das reuniões e das assembleias do dia, é possível visitar o Salão da Assembléia Geral, Câmara do Conselho de Segurança, Câmara do Conselho Econômico e Social e a Câmara do Conselho de Administração de Tutela (a atriz Emma Watson e a Malala Yousafzai fizeram discursos sobre o emponderamento feminino nesse salão). 

Mas você não visita só salões, é uma super aula de história que você presencia e troca. Os guias respondem perguntas do grupo e isso vai gerando um ambiente de conhecimento e conscientização geral. 

 Câmara do Conselho de Segurança

Câmara do Conselho de Segurança

manunomundo_sededaonu_salaovermelho.jpg

É possível ver os painéis de Portinari (Guerra e Paz), na bancada lateral, pois apenas os representantes dos países passam pela porta principal da entrada da Sede da ONU, nós visitantes entramos por um outro caminho (mas eu já tinha visto lá no Brasil, no CCBB o/)

 Tela do artista brasileiro Cândido Portinari, Guerra e Paz.

Tela do artista brasileiro Cândido Portinari, Guerra e Paz.

E tem mais brasileiro na sede das Nações Unidas, o artista Octávio Roch tem exposto os 30 painéis do Manifesto dos Direitos Humanos.

 Arte do artista brasileiro Octavio Roth 

Arte do artista brasileiro Octavio Roth 

 

Tem uma parte sobre as guerras, na verdade é uma campanha para o desarmamento e é possível ver restos das explosões nucleares em Nagasaki e Hiroshima (moedas, garrafas e estátua). É MUITO IMPRESSIONANTE. 

 Campanha de desarmamento da ONU

Campanha de desarmamento da ONU

O tour termina no subsolo, onde tem uma área com lojas de souvenir, lanchonete e banheiros. Um passeio bem interessante e cheio de conhecimento!

 Parece um quadro mas é uma janela da Sede da ONU

Parece um quadro mas é uma janela da Sede da ONU

 

Dicas:

Aproveite o passeio para conhecer mais sobre a nossa história e entender um pouco o que e como estamos. Apesar de durar 1 hora, passa muito rápido. É permitido fotografar mas não é possível filmar. Não é possível retornar para os locais que você circulou, é um caminho em uma só direção. Então, aproveite as paradas das explicações para fotografar muito e ter memórias desse momento 🙂

Onde fica a sede da ONU?

A Sede das Nações Unidas fica em Manhattan na Avenida 1.

Para chegar à Sede das Nações Unidas é indicado a estação de Metro da Grand Central Terminal (que também é um ponto turístico aqui da cidade). A estação tem diversas linhas, como: 4,5,6,7 e S. Mas é recomendado chegar com 1 hora de antecedência do seu tour, pois é necessário primeiro passar por um processo de apresentação do seu documento de identidade original com foto (pode ser o passaporte), no 801 1st Avenue – esquina com a 45th St.

Clique aqui para ver a localização no Google Maps e salvar o endereço para a sua viagem.

Onde comprar o ingresso?

É simples, basta acessar o site da ONU fazer a reserva o dia que você deseja e realizar pagamento (clique aqui para ir no site da ONU).

Espero que tenham gostado desse post, por que eu adorei escrever para compartilhar com vocês! =) Beijos e até o próximo Post!

 Não resisti e fotografei o céu na saída da Sede da Onu, lindo, né?

Não resisti e fotografei o céu na saída da Sede da Onu, lindo, né?