Atacama, Chile, viagem Atacama, Chile, viagem

Atacama – Toconao

A igreja é construída com pedras vulcânicas

Um dos lugares mais tranquilos, tipo cenário de novela. Toconao é assim.

A 38km de San Pedro do Atacama, com arquitetura colonial e com detalhes que destacam de outros vilarejos, como as construções com a pedra vulcânica. 

A igrejinha ao lado foi construída em 1744. Além de construções, as pedras vulcânicas também servem para a fabricação do artesanato local.

Ao redor da praça, há lojinhas que vendem lã de alpaca entre outros artesanatos regionais. Há também muitas frutas como figos, peras e damasco.

A atração de Toconao fica mesmo por conta da contemplação da fauna e flora. É um momento para relaxar...

                                                     

Read More
Atacama, Chile, viagem Atacama, Chile, viagem

Atacama – Lagunas Miscanti e Meñiques

Passando Socaire, e a mais de 4.000 metros de altitude encontro as Lagunas Miscanti e Meñiques

 

                  
Caminho para Lagunas Miscanti
Vulcão Meñiques
 
Fiquei hipnotizada com tanta beleza, tanto detalhe diferente. 
Acho que as Lagunas Miscanti e Meñiques, um dos lugares mais indescritíveis que visitei. Parecia uma pintura. Foi o lugar que mais tirei fotos, porque queria que as fotos retratassem exatamente a beleza que meus olhos estavam vendo.
Sentei por alguns minutos e observei, respirava, piscava o olho e estava ali. Era real. Fui chamada a atenção algumas vezes porque saia caminhando e passando o limite dos visitantes.
A formação dessas Lagunas aconteceu há um milhão de anos, com uma erupção do vulcão Meñiques que provocou o acúmulo das águas, e nascendo essas lagoas lindas de um azul intenso. Não é permitido mergulhar nelas... mas estava um pouquinho frio também para isso.Ah! As duas Lagunas estão sempre com o mesmo nível de água, porque elas são ligadas à um túnel.
Contratei um pacote no Hostel, então quando cheguei ao parque só paguei a entrada 4mil pesos chilenos.

 

Senhoras e senhores, mergulhem nessas fotos:
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Read More
Atacama, Chile, viagem Atacama, Chile, viagem

Atacama - Socaire

Plantação de quinoa / água dos Andes / modelo de casa

Seguindo adiante, cheguei ao vilarejo Socaire.
A quase 3500 mil metros de altura, esse povoado tem aproximadamente 400 moradores que cultiva árvores frutíferas, feijão, milho, quinoa e alfafa.

Socaire é conhecido por pequenas casas e também por ter uma igrejinha feita de barro e argila, tombada pelo patrimônio nacional. Bem à sua frente tem uma torre, fixada em uma pedra. No último terremoto, a igreja foi totalmente destruída, mas foi reformada/reconstruída.

A água para consumo é de boa qualidade e vem dos lá dos Andes.

Read More
Atacama, Chile, viagem Atacama, Chile, viagem

Atacama - Salar de Atacama: Laguna Chaxa

Desde o início eu sabia que essa viagem seria especial por muitos motivos. E olhando pela janela do avião de Santiago para Calama, me deparo com um por do sol e tive a confirmação: “Essa viagem será especial!”

Cheguei ao Hostel de madrugada porque o voo atrasou, mas rapidinho acertei detalhes dos passeios.

O primeiro destino: Café da manhã no Salar de Atacama, Laguna Chaxa.

O clima é muito seco e o sol bem forte, por isso não deve faltar: água para beber, protetor solar, protetor labial (ou manteiga de cacau), chapéu e óculos (como muitos passeios são em salares, é importante cuidar dos olhos).

Pelo caminho já fui surpreendida por uma beleza ímpar e pelo meu lado de turista japonesa com a máquina fotográfica em uma mão e o iphone na outra! Mais de 200 fotos. 
A paisagem é muito diferente da que temos no Brasil ou mesmo, de tudo que tinha visto. Particularmente, fiquei encantada!


Vulcão Láscar


O Chile contém aproximadamente 150 vulcões ativos, o que equivale 10% de toda atividade no planeta. Todos esses vulcões estão concentrados na cadeia andiana, que surgiu aproximadamente há 65 milhões de anos.

O Vulcão Láscar (esse da foto acima), tem 5592m, e é o mais ativo de todos os vulcões.  A primeira atividade data em 1848. A maior erupção foi em abril de 1993, com a duração de 36h e afetando a cidade de Talabre. Por conta dos ventos, seus efeitos foram sentidos na Argentina e no Brasil. A última atividade foi em 2006.

A Laguna Chaxa tem muitos flamingos (em fevereiro, eles migram para Bolívia, mas ainda pude ver alguns). Na maioria do tempo ficam com o bico na água comendo um tipo de camarão, com aproximadamente 1,5cm que dá origem a cor rosada das penas.


Essa é a Reserva Nacional Los Flamencos, com mais de 320 mil hectares. Por onde se olha há cristais de sal que lembram corais do fundo do mar. O formato desses cristais variam de acordo com a formação mineral do sal e a velocidade da evaporação das águas salgadas subterrâneas.

As lagoas são alimentadas pelos lençóis freáticos andinos, que infiltram nas montanhas mais altas e afloram nessa região mais baixa, formando a Lagoa Chaxa.

Neste passeio eu pensei: as fotos não estão retratando a beleza! Mas eu acho que todo meu encantamento fazia meus olhos ver a magia do lugar. Espero que vocês também possam ver.


Trilha do Post:
Dois Cafés -  Tulipa Ruiz ft. Lulu Santos

(Na verdade foi todo o álbum Tudo Tanto)

Read More
Chile, viagem Chile, viagem

1, 2, 3, testando...

Olá!!Baixei o aplicativo para poder atualizar o blog durante a viagem! Assim posso atualizar tudo logo que eu tiver internet!Final de Carnaval, encontro de amigos queridos, 3 aniversários, fantasias... Agora é esperar 2014.Por enquanto, o que resta: foco na viagem!E aí, deu certo a pastagem!?Beijos!!

Read More
viagem viagem

Fora do ar

 

Interrompemos a programação de férias para:
O CARNAVAL!!!!!Seja na Cidade Maravilinda, em alguma praia relaxando, na montanha, na muvuca. O que importa é que o Carnaval no Brasil é ÚNICO e deve ser apreciado com muita alegria!
Até a volta!

 

Read More
Chile, viagem Chile, viagem

30 anos. 3 anos sem férias. 3x férias adiadas.


Amigas do trabalho perguntando diariamente o destino das férias...
Uma condição imperdível.

Um destino a minha espera!

Sempre li e ouvi histórias de que é bom uma pessoa fazer pelo menos, uma viagem sozinha na vida. Parece que a minha vez chegou.
Tá rolando um misto de medo, ansiedade e coragem de conquistar o mundo.
Mas, lá vou eu: com passagens compradas para o Chile, reservas feitas, roteiro traçado e malas em construção!
As dicas vieram de 2 amigos que foram [um na semana passada !!], minha dinda, minha afilhada Pat, sites, muuuitos sites e blogs!
Há voos diários e diretos da Tam, Rio x Chile ou com escala em Guarulhos. 
Chego de tarde em Santiago e vou direto para Calama, ou melhor San Pedro do Atacama.
Para Calama, o meu voo é pela Sry Airline a companhia que ofereceu a melhor condição e opção de horário. O único detalhe é que para comprar as passagens o site só aceita cartão Visa ou venda direta pelo telefone [55 11 3711 9367]ou e-mail [ventasanf@skyairline.cl]. Não tive resposta imediata e ansiosa como estava, comprei pelo site. Mas hoje me responderam o email e foram super educados!
Se eu fosse mais espertinha, teria escolhido um voo mais cedo, para poder curtir a tarde em Atacama.
Mas chegarei lá!
O Deserto do Atacama, tem opções de turismo e hospedagem para todos os gostos e bolsos. 
Os passeios duram o dia inteiro, no deserto mais árido do mundo! E as fotos que estou namorando lembram o solo de marte, da lua, transmite um calor danado e um frio de bater os dentes de noite!
Segundo o site da Embaixada do Brasil no Chile, não são necessárias vacinas, as pestes e pragas são controladas.
O Chile é um dos países mais seguros da América Latina, mas é bom não marcar bobeira.
Mas o melhor desse país estreito entre o Oceano Pacífico e as Cordilheiras são as paisagens estonteantes, museus e boa gastronomia. Não vai dar para conhecer a Ilha de Pascoa =( , mas, não se pode ter um mundo de uma única vez.
Espero colocar mais informações em breve!
=)
Read More